Fichamentos


Universidade de Brasilia 2012
Aluna:Laila Todarelli Junqueira
Matrícula: 09/0027477
Matéria: Práticas Mediáticas da Educação
Fichamento : A aprendizagem continuada ao longo da vida exemplo terceira idade
José Armando Valente






O texto vem primeiramente relatado os motivos e as necessidades que levam as pessoas a continuarem na escola ou seja buscando conhecimento.A causa mais marcante seria a necessidade de continuar atualizado e para sobreviver na selva que o mercado de trabalho virou.
Mas a novidade é que as pessoas tem buscado conhecimento,principalmente na terceira idade por prazer,para se manter atualizado,para ocupar a mente.E sendo assim o ensino tem se tornado um exercício continuo,desde a tenra a idade ate a velhice.Entretanto para essa atividade ser prazerosa muito coisa deve mudar em relação a aprendizagem que na maior parte da vida é muito cansativo e exaustivo.
Quando falamos de aprender e ensinar,na maioria das vezes isso está intrínseco,mas isso claro depende da maneira que olhamos e de quem passa e de quem recebe esse conhecimento.
Na visão de Mizukami,quando se trata de aula que o professor "joga" o saber no aprendiz,ele se remete somente ao seu significado original que é colocar significado nas coisa, e assim o saber se torna algo decorado e não de fato aprendido,a ser passado para frente.
Por outro lado,o conhecimento pode assumir uma forma mais eficiente e produtiva,e também assim havendo uma troca de ensinamento tanto para o educando quanto para o educador.
E quando esse tipo de aprendizagem acontece ele leva o que aprende nas relações sociais fora do âmbito escolar para o espaço escolar e assim faz com o que o conhecimento se torna mais pleno e mais fácil de ser entendido.
Voltando a falar da procura pelo conhecimento na terceira idade,isso é decorrente do número de idosos que só vem crescendo no país e que acabam se aposentando muito cedo,alias se aposentam e ainda tem muita disposição e vigor.
E muito deles acabam optando por dedicar seu tempo livre aos estudos,indo aprender o que sempre te interessou e as vezes ao decorrer da vida não teve oportunidade ou tempo. Hoje em dia já encontramos instituições especializadas em educar nossos jovens idosos,com uma rotina bem diferente da que estamos acostumados a ver nas escolas normais e nas faculdades, sem prova sem nota,apenas aprendendo por prazer.
E ai vem o ponto que a educação infantil e a educação para os idosos se encontrar que e a forma de aprender mas com prazer,sendo assim as pessoas estudam pra satisfazerem o seu ego e curiosidade,que ao longo da vida é castrado e que as vezes na terceira idade ela volta a aflorar. E principalmente para superar seus limites,como na jardim da infância.
O que podemos presenciar a partir da 4 serie, o estimulo para o aluno se expressar vem sendo gradativamente cortado;na maioria das vezes se tornam receptor passivo,sendo assim o aluno apenas escuta o que o professor tem a falar grava.O prazer a vontade de estudar vem sendo cortado juntamente. E com certeza essa seria uma das causas da evasão escolar,um problema serio que o Brasil enfrenta,claro que não é só esse mais é sim umas das causas mais marcantes.
Mas é claro que o aluno não deixa morrer o interesse,então qualquer coisa que aprende fora do ambiente escolar muita das vezes é muito mais divertido e espontâneo.
A leitura mesmo é um exemplo que mostra isso,desde cedo as crianças são obrigadas a ler livros que não são do seu interesse para poder se preparar para uma prova e com isso acaba desgostando da leitura.
A partir dessa descrição toda das 3 etapas de ensino que trilhamos,podemos concluir que para motivar o aluno preciso de uma serie de fatores desde o ambiente mais descontraído e confortável,deixando o aluno ter aquela sede do saber,mas não deixá-los lá sozinhos tentando a aprender,mas sim mediar essa aprendizagem,trabalhar em conjunto o educando e o educador,e assim facilitando a aprendizagem.
Mas outro problema que enfrentamos e com certeza é o maior deles é como esses agentes da educação são formados,e o que podemos observar é que o professor de hoje vem tendo uma atitude completamente "errada" no sentido que não instiga seus alunos,não conhece o seu aprendiz,e não consegue tornar essa aprendizagem gostosa.
Quando se diz respeito a aprendizagem muitas modificações tem de acontecer,desde o modo que as aulas são dada desde a forma que o conhecimento é encarado.Hoje dia a escola prega o ensino somente como forma de passar no vestibular,esquecendo que a escola é um lugar que deveria nos preparar não só para o mercado de trabalho mas também para vida,então as mudanças devem começar e rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário